Xistarca

NOVEMBRO-31

Aprenda uma sequência completa de alongamentos para você fazer antes e depois dos treinos de corrida.

A prática de fazer alongamentos antes e depois do treino gera, ainda, muita polêmica entre médicos, especialistas e treinadores. Há quem afirme que os exercícios não ajudam a prevenir lesões, enquanto que outros defendem que o alongamento não só diminui a incidência de lesões, como também melhora a flexibilidade e a performance do atleta.

Entre os defensores da prática dos alongamentos está o treinador Fernando Dias de Souza: “O alongamento inicial ajuda a soltar a musculatura do corredor e lubrificar suas articulações. Já a série de exercícios pós-treino entra mais como um relaxamento muscular que contribui para estabilizar a frequência cardíaca”.

Para ajudar os corredores a fazer uma sessão completa de alongamentos, o treinador preparou uma sequência de nove exercícios para fazer antes e depois do treino:

1: Entrelace os dedos, eleve sobre a cabeça e incline o corpo para a lateral alongando a parte lateral do tronco.

2: Leve uma perna à frente com o joelho flexionado. Mantenha o tronco reto e a perna de trás estendida com as plantas dos dois pés no chão e voltados para frente. O movimento irá alongar a panturrilha da perna que esta atrás.

3: Com o tronco reto, entrelace os dedos atrás das costas e suba ao máximo que conseguir para alongar o peitoral.

4: Afaste os pés e deixe-os voltados para fora. Flexione os joelhos e faça uma rotação com o quadril para os lados, alongando a parte interior da coxa.

5: Com os pés afastados e pernas estendidas, desça o tronco à frente e segure no tornozelo para alongar a parte posterior da perna.

6: Com uma perna estendida e a outra com o joelho flexionado, desça sobre a perna flexionada sem ultrapassar com o joelho da linha do pé, alongando a parte interior da perna que está estendida.

7: Flexione o joelho para trás e segure o pé com a mão. Mantenha o tronco reto e os dois joelhos alinhados, alongando a parte anterior da coxa.

8: Com um joelho flexionado e a outra perna estendia, desça o tronco sobre a perna estendida, alongando a parte posterior da perna.

9: Leve um braço na linha do ombro em direção ao outro e segure no cotovelo, alongando o ombro do braço estendido.

Todos os exercícios descritos acima devem ser executados com o tempo de 10 a 15 segundos.

Fonte:
Ativo