Xistarca

DEZEMBRO-21

Respirar na corrida de forma eficiente não é tão complexo. É necessário atenção ao próprio corpo.

Há muita gente que não sabe se respira pela boca, pelo nariz ou pelos dois – e muitos também têm dúvidas sobre como respirar na corrida para tirar o melhor proveito do treino sem perder o fôlego. Você sabe?

Confira as dicas:

Para uma respiração mais eficiente na corrida o indicado é deixar todas as vias de troca abertas. Ou seja, usar tanto o nariz quanto a boca – de acordo com a intensidade do esforço.

Pela boca o ar entra e sai mais fácilmente do que pelas narinas, por isso respirar na corrida apenas pelo nariz e com a boca fechada pode tornar a respiração mais dura e difícil.

Na verdade, respirar na corrida de forma eficiente não é tão complexo. É necessário atenção ao próprio corpo. E dá para respirar pelos dois caminhos (nariz e boca) da forma mais natural possível.

Para inspirar precisamos de mais esforço do que para expirar. Desta forma, corredores iniciantes podem puxar o ar duas vezes e soltar em uma única expiração para que a troca seja eficiente. Mas com o tempo o que acontece é que cria-se a capacidade de inspirar de forma tão eficiente quanto a expiração, deixando de fazer sentido usar a fórmula 2 para 1. E assim, naturalmente, o corredor pode tirar o melhor proveito da sua respiração na corrida.

Fonte:
Ativo