Xistarca

Quem Somos

Criada em 1986, a Xistarca é das primeiras empresas portuguesas criada com vocação em prestar serviços na área do desporto.

O nome Xistarca é pouco comum no vocabulário português. No entanto, a sua origem tem profundos laços históricos que se prendem intimamente com as origens do desporto na Antiga Grécia. Xistarcas eram os orientadores da actividade atlética e gímnica daquela época. Este nome deriva do facto dos recintos desportivos de então, onde exerciam a sua actividade, serem revestidos de xisto.

Hoje a Xistarca dispõe de uma oferta abrangente de serviços relacionados com o desenvolvimento desportivo, nomeadamente, organização de eventos, gestão de instalações, recursos humanos, serviços de apoio, consultoria e formação, entre outros.

Serviços

Gestão de Instalações

Dispondo de uma equipa de técnicos superiores especializados na área da gestão de instalações desportivas, a Xistarca está em condições de responder a qualquer desafio a este nível, quer se trate de instalações públicas ou privadas.

Recursos Humanos

Atendendo aos condicionalismos na contratação de técnicos para o enquadramento profissional das diferentes instalações desportivas de domínio público, existentes no nosso país, a Xistarca tem vindo a reforçar a sua intervenção neste âmbito, dispondo actualmente de capacidade para intervir em regime de outsourcing em todo o território.

Consultoria

A Xistarca dispõe de um alargado leque de colaboradores especialistas nas diferentes áreas de desenvolvimento do desporto, capacitados para efectuar consultoria às mais diferentes entidades, públicas e privadas, seja no acompanhamento de actividades, seja na definição de políticas e estratégias, campanhas e outro tipo de serviços neste domínio.

Formação

Em parceria com a sua subsidiaria CEFAD, com mais de dezoito anos de experiência no mercado da formação e pólos em nove cidades do país, a Xistarca está capacitada para intervir em diferentes domínios da formação especializada, podendo fazê-lo, quer no Âmbito da formação inicial como contínua ou reciclagem.

Sector Editorial

A Xistarca é responsável pela edição da Revista Atletismo, publicação mensal especializada, com mais de vinte e oito anos de existência. Paralelamente, tem desenvolvido igualmente uma intensa actividade na publicação de manuais técnicos desportivos, combatendo o enorme défice existente nesta área do conhecimento.
card-xistarca