Xistarca
TRAIL DOS CALCETEIROS-09
Este evento
Já Aconteceu!

 Untitled-1-01

Bem-vindos à II Edição do “Trail dos Calceteiros”

Inserido na Taça de Portugal de Trail, a 2ª edição do “Trail dos Calceteiros“, evento desportivo de caráter lúdico e competitivo, tem por objetivo divulgar e promover a prática desportiva, na modalidade de trail running, mas também as localidades onde decorre o evento.

É um evento organizado pela equipa desportiva Trilhos do Costume, com organização técnica da Xistarca, Promoções e Publicações Desportivas, Lda e o apoio institucional da Junta de Freguesia de Fanhões, integrando duas provas competitivas e uma caminhada:

» Trail longo de 32 km          » Mini Trail de 17 km          » Caminhada de 10km

FANHÕES – CAPITAL DO CALCETEIRO

Fanhões é uma freguesia portuguesa do município de Loures, com 11,63 km² de área, e desde 2018 ostenta o título de “Capital do Calceteiro“. Inclui os sítios de Alto do Andrade, Cabeço de Montachique, Casaínhos, Fanhões, Ribas de Baixo, Ribas de Cima, Tocadelos e Torre da Besoeira. Confina com as freguesias de Bucelas, Loures, Lousa, Santo Antão do Tojal, São Julião do Tojal, e com o concelho de Mafra (freguesia do Milharado).
O Trail dos Calceteiros desenvolve-se por várias zonas de beleza natural e património cultural e ambiental. Os percursos desenvolvem-se pelas Freguesias de Fanhões, São João do Tojal, Bucelas e Lousa. Pretendendo valorizar e promover o território e o património local e regional, contribuindo em particular para a preservação do património geológico e cultural existente.

CONVÍVIO FINAL

O Clube de Caçadores de Fanhões vai oferecer um Javali e os Bombeiros Voluntários de Fanhões vão cozinhar e confecionar uma feijoada de Javali para o convívio final. O custo será de 5€ por refeição, inclui bebida e as senhas serão vendidas na zona do secretariado no dia da prova.

DISTÂNCIA/HORÁRIOS/LOCAL

Partida | Chegada
Largo José António Simões Fernandes, em Fanhões, junto ao Monumento Do Calceteiro

Trail Longo 32km | 09h00
Mini Trail 17km | 09h30
Caminhada 10km | 09h45

 

INSCRIÇÕES

TRAIL LONGO 32 KM
» Até 31 janeiro | 15,00 €
» de 1 a 28 fevereiro | 20,00 €
» de 1 a 16 março | 25,00 €

Inscrição de Última-hora | 30€

MINI TRAIL 17 KM
» Até 31 janeiro | 10,00 €
» de 1 a 28 fevereiro | 15,00 €
» de 1 a 16 março | 20,00 €

Inscrição de Última-hora | 25€

CAMINHADA 10 KM
» Até 31 janeiro | 7,00 €
» de 1 a 28 fevereiro |12,00 €
» de 1 a 16 março | 18,00 €

Inscrição de Última-hora | 20€

INSCRIÇÃO ONLINE 

inscricao

BOTAO-04

INSCRIÇÃO PESSOALMENTE NA XISTARCA
Pode fazer a sua inscrição pessoalmente nas instalações da Xistarca, na Calçada da Tapada, 71 A, Lisboa, no horário de funcionamento, das 9h30 às 13h e das 14h às 18h30, todos os dias úteis.

BOTAO-03

Nota: em caso de à data prevista para a realização da prova, não estarem reunidas as condições sanitárias necessárias para o efeito definidas pela DGS e Governo de Portugal, a organização reserva-se ao direito de adiar a prova e agendar uma nova data. As inscrições transitarão automaticamente para a nova data, não havendo direito a devolução do valor de inscrição.

KIT PARTICIPANTE

TRAIL DOS CALCETEIROS-06

Guia de tamanhos

*Disponível apenas para o Trail Longo e Mini Trail. O chip nunca deve ser dobrado, devendo ser colocado como ilustrado no mesmo.

BOTAO-04 - C

ENTREGA DO KIT PARTICIPANTE

Deverá fazer-se acompanhar do número de dorsal que lhe foi atribuído, após realizar o pagamento da inscrição, por email. A apresentação do mesmo poderá ser feita em formato eletrónico (smartphone/tablet).

» 17 de março, 5ª feira, entre as 14h30 e as 18h30, nas instalações da Xistarca;
» 18 de março, 6ª feira, entre as 10h00 e as 20h00, nas instalações da Xistarca;
» 20 de março, domingo, entre as 7h00 e as 8h30, no local da partida.

Antes de imprimir pense bem se tem mesmo que o fazer. Preserve o meio-ambiente. Traga um saco reutilizável consigo para levar o seu kit.

MAPA/PERCURSOS

» Trail Longo tem uma distância aproximada de 32km e um desnível positivo acumulado (D+) de 1300m.
» Mini Trail tem uma distância aproximada de 17km e um desnível positivo acumulado (D+) de 700m.
» Caminhada tem uma distância aproximada de 10km e um desnível positivo acumulado (D+) de 400m.

A organização sinalizará o percurso com fitas sinalizadoras e placas de sinalização vertical. É imperativo seguir os caminhos sinalizados sem tomar atalhos. Os participantes, se deixarem de ver a sinalização durante aproximadamente 500m, deverão voltar para trás até encontrar a respetiva sinalização.

PRÉMIOS

» Troféus aos 3 primeiros classificados da geral (M/F) do Trail Longo e do Mini Trail.
» Troféu para a equipa com maior número de inscritos

BOTAO-07

ESCALÕES

» Masculinos: Seniores (18 a 39 anos); Vet I (40 a 44 anos); Vet II (45 a 49 anos);  Vet III (50 a 54 anos),  Vet IV (55 a 59 anos) e Vet V (mais de 60 anos).

» Femininos: Seniores (18 a 39 anos); Vet I (40 a 44 anos); Vet II (45 a 49 anos);  Vet III (50 a 54 anos),  Vet IV (55 a 59 anos) e Vet V (mais de 60 anos).

GALERIA

Veja as fotos das edições anteriores:

Trail dos Calceteiros 2021

OUTRAS INFORMAÇÕES

Equipamento próprio do atleta

À semelhança de todas as regras estabelecidas no presente regulamento, também, e muito especialmente o material obrigatório, tem como objetivo principal garantir a segurança dos participantes.

Este é o material que faz parte das primeiras medidas em caso de emergência: as medidas de autoproteção do próprio atleta. Nesse sentido e também para garantir o princípio de semi-autonomia, todos os atletas em prova deverão, para a sua própria segurança, levar sempre consigo:

1. Telemóvel operacional
2. Reservatório Água (mínimo 500ml)
3. Manta Térmica
4. Apito

Abastecimentos

32km – 2 abastecimentos intermédios e abastecimento final.
17km – 1 abastecimento intermédio e abastecimento final.
10km – 1 abastecimento intermédio e abastecimento final.

Seguro

Os participantes devidamente inscritos, serão abrangidos por um seguro de acidentes pessoais, conforme previsto no Decreto Lei nº 10/2009 (Seguro Desportivo).

Participantes

A prova de 32km (Trail Longo) destina-se a todos os interessados, com idade superior a 18 anos.

A prova de 17km (Mini Trail) destina-se a todos os interessados, com idade superior a 18 anos.

A prova de 10km (Caminhada) destina-se a todos os interessados.

Tempo Limite:

A organização da prova concede os seguintes prazos para que os atletas terminarem as suas provas e pontuarem para a classificação ;
» Trail Longo 32K – 7 horas
» Trail Curto 17K – 4 horas
» Caminhada – 4 horas

Alterações

Não serão aceites alterações às inscrições no dia do evento.

Classificações

As classificações da corrida estarão disponíveis após a prova, divididas em:

   – classificação geral;

   – classificação masculina:

   – classificação feminina;

   – classificação por escalão.

Bengaleiro

A organização disponibiliza uma zona de bengaleiro da zona da partida.

Direitos de imagem

O participante, ao proceder à inscrição, autoriza a cedência, de forma gratuita e incondicional, à Xistarca, Promoções e Publicações Desportivas, Lda, os direitos de utilização da sua imagem captada nas filmagens que terão lugar durante o evento, autorizando a sua reprodução em peças comunicacionais de apoio.

Proteção de dados pessoais

Os dados pessoais serão processados automaticamente, nos termos aprovados pelo Regulamento Geral de Proteção de Dados, da União Europeia, pela organização do evento, entidade responsável pelos dados, destinando-se exclusivamente à prestação dos serviços necessários à participação no evento em que se inscreve.

O tratamento de dados para comunicação sobre o evento em que se inscreve é opcional e está sujeito a consentimento específico e expresso no formulário de inscrição do evento, sempre em conformidade com o Regulamento (UE) 2016/679.

É garantido aos participantes, nos termos da mesma lei, o acesso aos seus dados, podendo solicitar por escrito junto da organização a sua atualização, correção ou eliminação.

Os dados pessoais recolhidos em função do presente evento serão armazenados pelo prazo de dois anos e estarão acessíveis de forma gratuita para consulta, retificação ou eliminação através do email: geral@xistarca.pt.

Inscrições

Em caso de à data prevista para a realização da prova, não estarem reunidas as condições sanitárias necessárias para o efeito definidas pela DGS e Governo de Portugal, a organização reserva-se ao direito de adiar a prova e agendar uma nova data. As inscrições transitarão automaticamente para a nova data, não havendo direito a devolução do valor de inscrição.

Em caso de incêndio, catástrofe natural ou se as forças de segurança ou socorro determinarem medidas excecionais devido a fenómenos naturais que obriguem à interrupção ou cancelamento da prova, não haverá direito à devolução do valor da inscrição.

Responsabilidade Ambiental

Os Trilhos do Costume e a Xistarca têm como objetivos principais, não só o fomento da prática desportiva em geral e a do trail running em específico, mas também a divulgação dos territórios onde desenvolvem as suas atividades, sempre com uma forte preocupação no que respeita ao seu património ambiental. Por forma a minimizar o impacto e a pegada ambiental nos territórios por onde passam o Trail dos Calceteiros, adotamos um conjunto de medidas das quais salientam-se: o não fornecimento de garrafas plástico durante o evento (inclusive nos abastecimentos, pelo que os atletas terão de levar os seus próprios recipientes para a ingestão de líquidos), a reutilização de todo o material de marcação, entre outros.

Aceitação

Ao inscrever-se, automaticamente aceita o presente regulamento e assume a responsabilidade de participação no evento, estando ciente do seu estado de saúde, sentindo-se fisicamente e psicologicamente apto para participar.

Outros

Serão automaticamente desclassificados da prova todos os concorrentes que:
– Não efectuem o controlo de partida;
– Não cumpram o percurso na totalidade;
– Não levem o dorsal ao peito, bem visível, e durante toda a prova;
– Corram com o dorsal e chip de outro concorrente;
– Não respeitem as instruções da Organização;
– Não levem o chip colocado corretamente no sapato.

Inscrição por email até dia 14 março.

Se tiver dificuldade em fazer a sua inscrição online, faça uma transferência bancária para o IBAN PT50 0033 0000 0008 9642 6480 5. De seguida deverá enviar os seus dados de inscrição (prova, nome, data de nascimento, clube (opcional), distância, telefone, tamanho t-shirt) para o email inscricoes@xistarca.pt, anexando o comprovativo da transferência bancária.


PROCEDIMENTOS GERAIS COVID 19

A organização definirá zonas especificas para entrada e saída da zona de partida e meta, bem como os sentidos de circulação que devem ser respeitados por todos os participantes.

A organização contará com elementos cuja função será especificamente evitar aglomeração de participantes e incentivar a circulação.

A organização terá disponível uma sala de isolamento para casos suspeitos de COVID-19, devidamente equipada para o efeito e que será desinfetada após cada utilização.

A organização disponibilizará um local específico e identificado para serem depositados os resíduos de proteção, nomeadamente luvas, máscaras e lenços e a sua remoção deve ser feita cuidadosamente.

Os caixotes do lixo do evento não terão tampa.

speaker do evento irá reforçar regularmente as medidas de precaução que devem ser consideradas pelos atletas.

Todo o staff estará equipado com máscara.

CONDUTA DOS ATLETAS COVID 19

Os atletas deverão respeitar todas as indicações de circulação no recinto.

Sempre que possível, os atletas devem desinfetar as mãos utilizando o álcool ou gel desinfetante disponibilizado pela organização nos diferentes pontos do evento.

Sempre que se encontrem em filas, os atletas devem respeitar as regras de distanciamento de 2m.

Os atletas devem promover a circulação e evitar a aglomeração.

MEDIDAS DE CONTINGÊNCIA COVID 19

Todos os elementos envolvidos que, nos 14 dias antes do evento, apresentem um ou mais sintomas sugestivos de COVID-19 (febre, tosse, dificuldade respiratória), apresentem um teste positivo para o vírus SARS-CoV-2, ou tenham estado em contacto com um caso suspeito ou confirmado de COVID-19, devem informar a organização e não comparecer no evento.

A todos os elementos da organização técnica, parceiros e fornecedores cuja medição da temperatura seja igual ou superior a 38º no momento da chegada ao evento, não poderão permanecer no local.

Serão considerados casos suspeitos de Covid-19 todos os que desenvolvam quadro respiratório agudo com tosse (novo ou agravamento do habitual), temperatura igual ou superior a 38º ou dispneia/ dificuldade respiratória dentro do recinto do evento.

O evento será acompanhado por uma equipa médica especializada que estará disponível para dar apoio em qualquer situação que assim o justifique e terá conhecimento de todos os casos suspeitos de Covid-19.