Xistarca

Corrida APAV

A APAV, Associação Portuguesa de Apoio à Vítima, com um muito importante trabalho no combate a todos os tipos de violência, merecia maior participação neste evento.

Compreendemos que a prova não se pudesse disputar amanhã domingo porque é dia de eleições para o Parlamento Europeu. Daí ter sido marcada para a noite de hoje, o que face ao êxito da recente corrida noturna do Fórum Barreiro, prometia ter um elevado número de participantes. Mas infelizmente, as autoridades policiais não autorizaram que a prova se disputasse à noite devido à realização da final da Taça de Portugal em futebol às 17.15, entre o FC Porto e o Sporting CP com eventuais festejos posteriores.

A prática tem mostrado que as provas disputadas em Lisboa em sábados de manhã têm tido uma reduzida participação, compreensível porque muitos estão a trabalhar ou em compras. Assim que soubemos que a prova se disputava a um sábado de manhã, desvaneceram-se as nossas expetativas em termos muitos participantes.

Ainda assim, classificaram-se 292 atletas, a que há que juntar os participantes na caminhada que teve a distância de 5 km. Antes da prova principal, disputou-se uma Kids Race que tece cerca de meia dúzia de atletas de palmo e meio que correram cerca de 1.000 metros.

A nível competitivo, André Melo (Correr Lisboa) venceu os difíceis 10 km do percurso em 36m52s, seguido de Frederico Lázaro (Indiv.) a 21 segundos e Nuno Antunes (Urban Run Team) a 1m52s.

Em femininos, Alexandra Sousa (JOMA) repetiu o triunfo obtido em 2017 ao cortar a meta destacada em 39m06s, próxima do terceiro da geral. Os restantes lugares do pódio foram ocupados por Carla Dias (GD Santander Totta) a distantes 4m34s e Carolina Guedes (Indiv.) a 5m58s. Lucinda Henriques foi a última com 1h32m53s. Dos 292 classificados, tivemos 79 do sexo feminino (27%).

Excelente organização

Numa manhã quente, a organização mereceu o agrado geral. Com a partida e meta instaladas na Reitoria da Universidade de Lisboa, tivemos um percurso agradável em que os atletas se cruzaram mais de uma vez, ficando o registo do constante sobe e desce com os três túneis (ida e volta) na Avenida da República. Ainda não tinham chegado os últimos e já estavam a ser distribuídos os prémios.

Por Manuel Sequeira
Fonte: https://revistaatletismo.com
Fotos: Paulo Alfar