Xistarca

The sugar lies on the black background

Dispensável para o funcionamento do organismo, o açúcar é um ingrediente pode ser substituído por outros carbohidratos.

Se a pessoa tentar cortar com o açúcar, é natural que sinta falta dele. Além disso, a ingestão de açúcar favorece a libertação de serotonina, neurotransmissor associado ao prazer.

A falta do açúcar é, então, mais emocional do que orgânica. Especialistas afirmam que o açúcar refinado é totalmente dispensável para o organismo. Aliás, o ingrediente em excesso pode ser prejudicial. A Organização Mundial da Saúde recomenda o consumo diário de apenas 25 gramas do ingrediente, o equivalente a seis colheres de chá.

Vilão?

O maior problema de consumir o ingrediente mais do que o necessário é, justamente, engordar.  A relação direta do açúcar com outras doenças é o excesso de peso. O cancro está associado com o excesso de peso, a diabetes. Se a pessoa consome açúcar e o peso está dentro do normal, não aumenta o risco de desenvolver esses problemas.

No entanto, o excesso de açúcar, por si só, não é o suficiente para uma pessoa desenvolver diabetes. O que causa esta doença é ter uma predisposição genética e engordar. Por isso, é importante que quem tenha histórico da doença na família, controle o peso.

Ainda que o açúcar seja desnecessário, os carbohidratos são fundamentais, até para quem é diabético, já que são a principal fonte de energia do organismo. Especialistas recomendam, então, que o açúcar seja substituído, no dia a dia, por outros carbohidratos com índice glicémico mais baixo, como a batata-doce ou arroz integral.

Antes de ter qualquer problema de saúde relacionado com o seu consumo, já pensou em cortar o açúcar na sua alimentação? Não é um processo fácil, mas eis aqui cinco motivos que vão ajudar na decisão.

1. Perda de peso

Cortar o açúcar da sua dieta pode ajudar bastante a perder peso. Se é esse o seu objetivo, seja por saúde ou por estética, já é um bom motivo para dizer adeus aos doces.

No entanto, pode ser que emagrecer não esteja nos seus planos, mas a ingestão de açúcar não é a melhor forma de ganhar peso. Procure consumir alimentos com maior valor nutricional, pois utilizar o açúcar processado para ganhar massa, pode trazer problemas de saúde.

2. Redução do risco de diabetes

A diabetes talvez a doença mais lembrada quando se fala em consumo excessivo de açúcar. Ela surge a partir de uma dificuldade de o organismo fazer o controlo da glicose no sangue, o que ocorre muitas vezes devido a uma baixa produção de insulina.

Portanto, ingerir muita glicose pode fazer com que o seu organismo fique resistente à insulina, fazendo com que o açúcar não seja metabolizado, causando diabetes.

3. Melhoria do humor e da disposição

Um copo de refrigerante ou uma barra de chocolate parece dar aquele gás no dia em que está mais desanimado, não é? O problema é que o efeito é imediato e dura muito pouco. Além disso, experimenta-se mais cansaço e até mau humor, consumindo em excesso esses alimentos.

Uma dieta sem açúcar vai livrá-lo desses altos e baixos, permitindo que tenha muito mais equilíbrio emocional e disposição para as atividades do dia a dia.

4. Restabelecimento da função intestinal

Alimentos ricos em açúcar são pobres em fibras, por isso a sua ingestão excessiva pode prejudicar o funcionamento do intestino. Assim, ao consumidor mais alimentos com fibras e sem açúcar, a função intestinal é restabelecida e irá sentir rapidamente os benefícios disso.

5. Rejuvenescimento da pele

A pele também é prejudicada pelo consumo excessivo de açúcar devido à perda de elasticidade. Assim, se cortar o açúcar da dieta, vai ficar mais tempo sem se preocupar com cremes de beleza! Rugas e flacidez não serão mais um problema para si.

Esses são alguns dos muitos motivos para cortar o açúcar da sua vida de uma vez por todas.

Por Manuel Sequeira
Fonte: https://revistaatletismo.com
Fotos: Freepik.com –  v.ivash