Xistarca

149598789_5363574617049204_4911301989472970291_n

Acompanhe em direto, a conferência de imprensa de apresentação do evento “Linhas de Torres – Running Challenge 2021″, no dia 11 de Fevereiro de 2021, às 19:00, no facebook da Xistarca.


 

O evento “Linhas de Torres – Running Challenge” é uma corrida maioritariamente de trail e com alguns percursos em estrada, realizada pela primeira vez em 2013, para homenagear todos aqueles que construíram e defenderam o sistema defensivo, património turístico-militar de Portugal, conhecido como Linhas de Torres, inserido nos concelhos de Vila Franca de Xira, Loures, Arruda dos Vinhos, Sobral de Monte Agraço, Torres Vedras e Mafra.

Com duas distâncias longas e uma mais curta, esta prova oferece-lhe um desafio único, num percurso rico em história militar:

- Ultra Maratona de 100km Individual ou Equipa
– Maratona de 42km Individual ou a Cavalo
– Corrida/Caminhada de 10km Individual


UM DESAFIO HISTÓRICO

Se há duzentos anos atrás este importante sistema defensivo, constituído por três linhas defensivas, estendia-se entre o Tejo e o Atlântico por dezenas de quilómetros traçados pelo Marechal Wellesley (mais tarde Duque de Wellington) atualmente, fomentando o carácter cultural e, também, desportivo, se promove a sua visita daquele que foi o maior e mais eficaz sistema defensivo construído na sua totalidade com a participação da população, gente anónima, na defesa do seu País como, tão bem nos dão a conhecer os diferentes espaços museológicos e interpretativos desenvolvidos pela Rota Histórica da Associação das Linhas de Torres.

Estes caminhos eram percorridos por correios militares que voltam a fazer história neste evento solidário a favor daqueles que por Portugal lutaram. Desafios com distâncias diferentes e a dinâmica do homem e cavalo numa homenagem aos correios militares.


UMA CAUSA SOLIDÁRIA

A Associação dos Deficientes das Forças Armadas (ADFA) é a entidade beneficiária com a sua participação neste evento. A ADFA, fundada, em 14 de maio de 1974, é uma associação livre e independente, considerada pessoa coletiva de direito privado e utilidade pública. Tem como missão, assegurar os direitos dos deficientes militares, reivindicando e desenvolvendo condições que possibilitem o pleno exercício da cidadania. Prosseguir com ações de cariz social e contribuir para a resolução das questões dos associados.