Xistarca

nooticia-01-01

Durante o exercício, a sensação de bem-estar é tão grande que não é raro querermos prolongar um pouco mais as sessões. Quando treinamos e começamos a sentir os benefícios da atividade física, é fácil perder o controlo.

Aumentar a duração, uma ou outra vez (além do planeado) não tem problemas, mas quando fazemos isso em toda a semana, o risco de nos lesionarmos é maior, especialmente se não tomarmos nenhum cuidado extra com o nosso corpo.

Por outras palavras, se a sua rotina pós treino se resume em encostar o equipamento de lado e não pensar nas suas pernas até ao próximo treino, é melhor repensar os seus hábitos. O ideal é gastar pelo menos uns dez minutos por dia com as técnicas de prevenção de lesão além do seu treino.
Muitas são as técnicas que equilibram o desgaste corporal e a sobrecarga que as partes do corpo sofre com o desporto, mas todas elas têm basicamente os mesmos objetivos: aumentar o fluxo sanguíneo nos músculos, melhorar a amplitude de movimento das articulações, melhorar a mecânica dos desportos, melhorar a flexibilidade e corrigir os desequilíbrios musculares.

RevistaAtletismo-01

Leia o artigo completo na Revista Atletismo, distribuída a partir do dia 1 de cada mês.