Xistarca

536660

A Adidas apresentou recentemente o Futurecraft.Loop, o ténis de corrida 100 por cento reciclável. Depois de usado é devolvido à marca para ser destruído e transformado… noutro ténis de corrida, num ciclo infindável de reutilizações. O início da comercialização está previsto para 2021

A Adidas volta a piscar o olho à economia circular. Depois de em 2015 ter ido ao fundo dos oceanos buscar a matéria-prima (resíduos marinhos plásticos) para produzir os Parley, o sucesso de vendas deste modelo motivou a marca alemã a dar continuidade à sua estratégia de sustentabilidade, desenvolvendo produtos comprometidos com o ambiente.

É o caso do recém-apresentado Futurecraft.Loop, o ténis de corrida que já em 2021 vai revolucionar o conceito de produto reciclado e reciclável. Este sapato desportivo, depois de usado, pode ser devolvido à marca que através de um processo de criação em “looping” volta a produzir o mesmo tipo de calçado. Como? Os ténis são lavados, triturados e depois derretidos, transformando-se em material que vai dar origem aos componentes para um novo par de sapatos, com desperdício zero e sem comprometer o padrão de desempenho dos produtos da marca.

“Tirar os resíduos plásticos do sistema é o primeiro passo, mas não podemos parar por aí”, diz Eric Liedtke, membro do Conselho Executivo da Adidas, responsável pela Global Brands. “O que acontece aos seus sapatos depois de usá-los? Deita-os fora. O problema é que não há ‘fora’; o que existe são aterros e incineradoras e, logo, uma atmosfera sufocada com excesso de carbono ou oceanos cheios de lixo plástico. O próximo passo é acabar com o conceito de ‘desperdício’. O nosso sonho é que o consumidor possa continuar a usar os mesmos sapatos repetidas vezes. O Futurecraft.Loop é o primeiro ténis de corrida que foi feito para ser refeito.”

A Adidas assumiu o compromisso de usar apenas poliéster reciclado em todos os seus produtos até 2024. Para já, vai no caminho certo. O projeto Futurecraft.Loop visa contribuir para a solução do problema dos resíduos plásticos, através de um modelo de produção em “circuito fechado” ou circular, onde as matérias-primas podem ser reaproveitadas repetidas vezes… neste caso, em outros pares de ténis de corrida de elevado desempenho.

Por RECICLA
Fonte: https://www.recicla.pt/
Foto: Adidas