Xistarca

pexels-mentatdgt-1112633

A prática de exercício físico é cada vez mais importante nos nossos dias. Mais do que uma questão de saúde, é a melhor forma de libertarmos a mente e de nos sentirmos mais perto da natureza.

Desde caminhadas, a passeios de bicicleta ou maratonas, existem inúmeros locais em Portugal repletos de beleza e rodeados de natureza, ideais para o desporto.

Se é um entusiasta da corrida, e já não vive sem o seu percurso diário, conheça os melhores lugares em Portugal para viver de uma forma saudável e positiva.

Lisboa
Se gosta de correr, mas é um citadino, Lisboa é a cidade indicada para si. Além de ser a capital de Portugal, com todas as atrações que a distinguem, está rodeada de parques e espaços verdes, com percursos únicos para os fãs deste desporto.

Se é um amante da natureza, o Parque Natural do Monsanto é uma das melhores opções. Sendo o pulmão da cidade com 900 hectares de espaços verdes, tem inúmeros trilhos perfeitos para qualquer corrida. Pode também optar pela zona ribeirinha de Belém, que entre todos os monumentos, junta a cidade ao rio por pelo menos 7km.

Numa junção ideal de rio, natureza e percursos desafogados, passe pelo Parque das Nações, onde vai encontrar 300 hectares ideais para a sua corrida diária.

Para além de todos os espaços disponíveis, existem várias maratonas que decorrem ao longo do ano, onde pode de uma forma mais competitiva pôr à prova todo o seu esforço físico.

Bragança

Se prefere o Norte de Portugal, pode também escolher entre vários locais com condições perfeitas para viver com as suas rotinas desportivas.

Bragança, localizada no Nordeste Transmontano, é uma das zonas mais remotas do país, rodeada de montanhas e natureza selvagem, com percursos idílicos para os amantes de corrida.

O seu baixo custo de vida torna-se num atrativo para quem prefere viver num local mais isolado e tradicional. Rodeada de vilas e aldeias cheias de história, contém trilhos invejáveis e repletos de ar puro,
ideais para qualquer desportista.

Braga

Também situada no norte, Braga tornou-se numa das cidades com mais procura habitacional, sendo inclusive, Cidade Europeia do Desporto em 2018.

Com o preço médio mais baixo a nível de imóveis, tal como anunciado no Imovirtual, esta cidade tem um vasto património cultural, incluindo o Santuário do Bom Jesus do Monte, Património Mundial da UNESCO.

Além da melhor qualidade de vida que oferece aos seus habitantes, Braga é o local ideal para os apaixonados pela corrida, com cerca de 280km de trilhos entre montes, vales e rios. Além disso, pode também participar em provas anuais, como a meia maratona de Braga ou a corrida de São Silvestre.

Aldeia das Dez

Para quem idealiza viver num sítio mais pacato, mas sem perder as maravilhas que a natureza tem para lhe dar, a Aldeia das Dez é sem dúvida um local a ter em conta. Pertencente ao distrito de Coimbra, esta pequena freguesia é também conhecida pela Aldeia das Flores, com arrebatadoras paisagens, incluindo a Serra da Estrela.

Com todo o seu património cultural, está rodeada de percursos e caminhos montanhoso, nomeadamente o Monte do Colcurinho com 1242 metros de altitude.

Albufeira

Também no sul de Portugal pode encontrar o lugar ideal para viver mantendo as suas rotinas diárias de corrida.

Se gosta de calor e é atraído pela calmaria do mar, Albufeira é o seu local de eleição. Esta antiga aldeia de pescadores, tornou-se num dos destinos mais procurados, tanto para turismo como para habitação permanente.

Com atrações como mergulho ou observação de golfinhos, têm uma ampla costa, albergando algumas das mais belas praias de Portugal. Além das várias corridas que pode dar à beira-mar, esta cidade tem várias trilhas disponíveis, bem como a corrida de São Silvestre realizada anualmente.

De norte a sul, Portugal é um país repleto de natureza e paisagens idílicas. Com o desporto cada vez mais presente nas nossas vidas, os entusiastas da corrida têm uma multiplicidade de escolhas consoante o seu estilo de vida.

Seja um amante da natureza, um apreciador do mar ou um estilo mais urbano, o importante é escolher um lugar onde se sinta em casa.